Como manter a criatividade em tempos de crise

Todo conteúdo que dá dicas sobre como se manter produtivo em Home Office ficou famoso com o surgimento da crise, pandemia e do isolamento social. Essas dicas são valiosas para manter o nível de organização, o planejamento e a produtividade altas, mas quando a produtividade depende da criatividade, quais dicas seguir?

Algumas profissões dependem estritamente desse processo de desenvolvimento, e embora a criatividade seja entendida como algo natural, um simples acaso ou mesmo um privilégio de mentes brilhantes, qualquer um pode ser criativo com a prática de alguns exercícios de direcionamento do olhar.

O processo criativo tem como base 4 estágios que foram definidos por Graham Wallas na obra “Teoria do Pensamento”, são eles: a preparação, a incubação, a iluminação e a verificação.

A Preparação consiste na definição do problema e da busca de informações que possam solucioná-lo. Essa etapa pode ser realizada como um brainstorming, listando todas as ideias que aparecem.

A Incubação é o movimento de afastamento do problema e aproximação com as informações obtidas na etapa anterior. Essa fase gera um processamento inconsciente para uma futura lógica. Vale utilizar-se de atividades como ouvir música, ler, caminhar ou até meditar, para que o cérebro crie as conexões necessárias.

Naturalmente, a iluminação se dá, com o surgimento de ideias, insights e flashes criativos. Aqui todos os pensamentos se alinham e passam a fazer sentido, em um período que pode variar de acordo com a complexidade do problema a ser resolvido. A solução do problema acontece na verificação, que depende da colaboração de mais pessoas para realizar testes ou avaliar se a ideia pode ser colocada em prática.

Vale a pena lembrar que essas fases nem sempre são lineares, e que diversos processos criativos podem ocorrer ao mesmo tempo, porém entender a maneira que isso se desenvolve em nosso cérebro é essencial para que soluções sejam encontradas mais rápido e de forma lógica. A New Working espera que essas dicas sejam úteis para a produtividade de vocês!

Por: New Working